domingo, 10 de junho de 2012

A Diversidade na Educação Infantil



As crianças desde a infância tem contato e convivem com discursos negativos, que levam a atitudes preconceituosas em sala de aula, família ou comunidade, e que em muitos casos passam desapercebidos. Para lidar com a diferença é imprescindível que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar, integrando a temática a prática pedagógica a partir de histórias, filmes, músicas, brinquedos e brincadeiras. 




OBJETIVO GERAL



Trabalhar a diversidade no cotidiano da educação infantil


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Valorizar as diferentes raças e gêneros, assim como pessoas portadoras de deficiências;

Observar situações que levam ao preconceito no cotidiano escolar, enfatizando a importância do respeito à diversidade;

Inserir a temática em práticas diárias, como histórias infantis, brincadeiras, brinquedos e músicas;

Trabalhar comportamentos e atitudes visando uma convivência sadia e prazerosa;


Produzir e explorar materiais didáticos que valorizem as diferentes raças, pessoas, deficiências, que mostrem meninos e meninas em situação de igualdade.

A DIVERSIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA



Na Educação Infantil é fundamental incorporarmos ao cotidiano escolar atividades práticas que levam a diversidade cultural. É um trabalho contínuo e sistemático, que requer um olhar especial do educador no sentido de acompanhar os alunos em suas necessidades e capacidades, explorando as situações que surgem no contexto escolar de forma positiva. Segue algumas sugestões de atividades que trabalham a diversidade em sala de aula.


Brincadeiras de integração e Dinâmicas de grupo

As brincadeiras de integração e dinâmicas de grupo são excelentes ferramentas de trabalho do professor de Educação Infantil. Quase todas as brincadeiras podem ser adaptadas a realidade e ou necessidade do professor em sala de aula. E é através delas que a criança aprende a lhe dar com a diversidade, a conviver com o outro sem qualquer forma de discriminação. Segue abaixo links de atividades de integração/recreação e dinâmicas de grupo. 

Valores que levam a diversidade
É na educação infantil que construímos grande parte dos valores que levamos para a vida.  O convívio, o exemplo, as situações do cotidiano trazem aprendizagens significativas que formam a personalidade da criança. É fundamental compreendermos o sentimento de nossos alunos, explorando suas qualidades e trabalhando as necessidades, superando-as no dia a dia da sala de aula.  Trabalhar valores como o respeito, a amizade, a honestidade, o amor ao próximo, levam para a diversidade.    Segue um link com atividades que trabalham os sentimentos e as emoções.

Artigo que fala sobre a Educação e a Convivência. http://www.cdof.com.br/recrea9.htm

A diversidade nos filmes infantis  
 

É possível explorar diversas situações que envolvem a diversidade através dos desenhos animados. Uma tarde de cinema por exemplo pode ensinar nossos alunos a conviver com a diferença de forma lúdica e divertida. Veja o vídeo do You tube a seguir e reflita sobre os filmes que podemos utilizar para trabalhar a temática em sala de aula.







Bibliografia

SILVÉRIO, Valter Roberto.Trabalhando a Diferença na Educação Infantil. Ed. Moderna, 127 P. 2008.

12 comentários:

  1. Trabalho Excelente, vocês usaram uma forma simples e muito objetiva ao abordar o tema diversidade com ideias divertidas e dinâmicas.

    Gilberto R S

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário!!! Trabalhar a diversidade na Educação Infantil requer um olhar especial sobre o aluno, suas ações e reações.

    ResponderExcluir
  3. BACANA DEMAIS TEU BLOG É MUITO IMPORTANTE NA AQUISIÇÃO DE INTERAGIR IDÉIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    ResponderExcluir
  4. Agradeço o comentário. Adoro o trabalho com os pequenos e aprendo muito com eles. Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a forma que você trabalha com os pequeno é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo belo trabalho. Tenho um blog e, quando vc tiver um tempinho, dê uma olhada e se possível passe a segui-lo... será um prazer tê-la com membro. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo belo trabalho. Tenho um blog e, quando vc tiver um tempinho, dê uma olhada e se possível passe a segui-lo... será um prazer tê-la com membro. Abraço

    ResponderExcluir
  8. boa noite, belo trabalho. Sou professora do infantil II e III, e uma vez por semana eu e meus colegas nos reunimos na sala do educador, onde cada semana um professor apresenta um trabalho sobre determinado tema, dia 20 preciso apresentar algo em slides com o tema diversidade cultural na educação infantil, alguem do blog tem uma ideia de como devo direcionar esse assunto em uma palestra? grata a algum comentario positivo que colabore com meu trabalho. contato email: jaquecordon@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  9. boa noite, belo trabalho. Sou professora do infantil II e III, e uma vez por semana eu e meus colegas nos reunimos na sala do educador, onde cada semana um professor apresenta um trabalho sobre determinado tema, dia 20 preciso apresentar algo em slides com o tema diversidade cultural na educação infantil, alguem do blog tem uma ideia de como devo direcionar esse assunto em uma palestra? grata a algum comentario positivo que colabore com meu trabalho. contato email: jaquecordon@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  10. Trabalhar um tema complexo de forma simples.

    ResponderExcluir